ecce blog

Odiamos blogs. Quer dizer, odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos blogs. Também odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos fotologs. Quer dizer, odiamos fotologs. Mas adoramos rir deles! O "ecce blog" foi criado como uma forma de dar vazão a nossos impulsos criativos. Não há tema fixo. Há, sim, um tema a se evitar fixo. Não faremos disso um diário virtual. Sim, besteira é permitida. Falar mal dos outros também. Vamos ver até onde vai...

sábado, maio 21, 2005

Falácias II

Desde a minha infância escuto com uma irritante insistência a bendita frase: “Meu filho, Jesus morreu para nos salvar.”. Na verdade, passei um considerável tempo de minha vida sem saber do que aquilo se tratava. Apenas ouvia, mas não assimilava, afinal aqueles me falavam tal ensinamento mereciam o devido respeito.
A partir de um dado momento, me pus a analisar a assertiva em questão e cheguei à conclusão que se tratava de uma legítima falácia. Afinal, Jesus Cristo morreu para salvar quem? Para salvar o que? E se ele não tivesse morrido, o que aconteceria? O mundo mudou alguma coisa com a morte de Jesus? Quem lucrou com isso? O FMI?
Se Deus tinha um plano para o seu filho, foi o pior possível para o menino, para ele e para nós. Ele deve ter se arrependido de ter feito o filho sofrer tanto. Jesus, coitado, levou espinho na cara, fel na boca e chicote nas costas; não deve ter gostado. E nós perdemos um dos homens mais sensatos prematuramente, que “de quebra” mandava morto se levantar.
Se olharmos bem, Jesus morreu para piorar nossa situação. O pai manda o filho dele para melhorarmos como pessoa, nós retribuímos crucificando o homem.
Batizaram-me e eu entrei na comunidade cristã, catequizaram-me e pela primeira vez comunguei com a Santíssima Trindade, crismei para confirmarem o meu encontro com o SENHOR, por fim decidi não mais compactuar com toda essa besteira.
Mas ainda não encontrei a tão esperada resposta: Se Jesus não tivesse morrido, o que aconteceria? No final de contas, quem este santo homem salvou com sua impiedosa morte?

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Pois eh Robson, como voce sabe a Biblia foi escrita depois que Jesus morreu, e depois que seus livros foram juntados, houve a translacao para outros idiomas e com a ajuda de interesses e das interpretacoes pessoais, acabou tendo muitos de seus dizeres mudados.
Eu admiro Jesus, nao posso negar. Eh um ser de grande importancia e influencia.
O fato dele ter morrido nao salva ninguem. Enfatizou a sua existencia sim, mas o sofrimento, o suicidios, os vicios, a fome ainda rolam na Terra. Como que salvou?
Se fossemos usar a palavra "salvar", eu diria que ele "salvou" as pessoas que usufruem de seu legado, e que de alguma forma desfrutam de uma vida melhor usando sua filosofia.
Se Jesus nao tivesse morrido, ele ia ficar velho e morreria idoso, porque morte todo mundo tem no fim da vida. Mas eh bem possivel que se ele morresse aos 105 anos, a sua morte ainda seria usada como motivo de salvacao. O fanatismo eh implacavel.

7:48 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Não sei se depois de tanto tempo aguém ainda vai ler esse comentário,mas deixa aki p/ satisfazer minha vaidade rsrs.Eu concordo c/ vc , Robinho, e diria mais, a morte de Jesus deixou no imaginário coletivo a péssima sensação de q qdo alguém morre, nós estamos salvos..por isso, milhões de crianças morrem de fome na Ìndia e no resto do mundo,as pessoas acreditam q pena de morte é a solução e qdo as pessoas querem se sentir bem,desferem palavras de morte contra qq um..legítima defesa...e a culpa não é de Jesus.
Bjos

5:03 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial