ecce blog

Odiamos blogs. Quer dizer, odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos blogs. Também odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos fotologs. Quer dizer, odiamos fotologs. Mas adoramos rir deles! O "ecce blog" foi criado como uma forma de dar vazão a nossos impulsos criativos. Não há tema fixo. Há, sim, um tema a se evitar fixo. Não faremos disso um diário virtual. Sim, besteira é permitida. Falar mal dos outros também. Vamos ver até onde vai...

quarta-feira, outubro 05, 2005

Falácias III


Demorei, mas finalmente adentro a terceira grande falácia: o pseudo embate “ Deus versus Diabo”.
Raciocinemos. Se como próprio diz a Biblía, , “No Princípio criou Deus os céus e a terra." (Gen. 1:1 ACF) apenas ele, o sabedor de todas as coisas, Deus, existia. Nessa mesma linha de raciocínio, ele criou as coisas e a matéria prima saiu dele, pois só ele existia.
Ora, se o tal do Diabo passa a existir como todas as outras coisas, caímos numa única solução: Deus é o Diabo e eu sou também Deus. Indo mais além, percebe-se que Deus também é mal, sendo que bondade e maldade se confundem de forma cruel. E o tal do Deus é um sádico que resolveu brincar com suas marionetes.
Calma! Ainda não me atirem as pedras.
Por outro lado, temos a seguinte linha de argumento: Deus criou o dito cujo chamado Lúcifer, que logo em seguida criou o mal. Neste diapasão de raciocínio, conclui-se que Deus não é Deus. Porque se ele é onisciente, onipotente, onipresente, ele sabe de tudo e de todos, logo, se deixou escapar as intenções do tal Lúcifer, existe uma falha nesse ser, não sendo ele perfeito, ele não seria Deus, pois perfeição é um atributo do divino.
Fico com a canção de Zeca Baleiro: “O cara mais underground que eu conheço é o diabo. Que no inferno toca cover das canções celestiais(...)Enquanto isso Deus brinca de gangorra no playground.”
Agora arremessem com bastante força.

5 Comentários:

Blogger Eduardo Gustini Simões disse...

Acho que Santo Agostinho já resolveu essas questões...
Só não me pergunte como...

12:12 AM  
Blogger Robson Miranda Argolo disse...

Se Santo Agostinho já resolveu tais questões, então não existe mais mistério no mundo, só se Lula sabia ou não.
Em "Confissões", o que Santo Agostinho faz é distinguir na alma, dois aspectos, um denominado razão inferior e o outro, a razão superior. Sendo que o primeiro, refere-se à ciência, ao intelectível, já o segundo diz respeito à sabedoria, do conhecimento para elevar-se à Deus. Por isso, dizem os teóricos que Santo Agostinho não pode ser considerado um filósofo, pois sua razão superior seria fé, tornando-se um crente e apelando para a fé como explicação do inexplicável, pelo menos para nós.

Quando ele tece considerações sobre a origem e natureza do mal, conclui que o mal é a ausência de bem, assim como a escuridão é a ausência de luz. Entretanto diante da idéia que Deus é a matéria-prima de tudo, não me parece muito acertada esta idéia, pois não há como ele estar ausente, se ele é tudo.

Uma coisa, precisamos admitir, somos homens e enquanto homens não podemos explicar determinadas coisas, que só serão legitimadas a partir da fé, e isso é um ponto muito perigoso.

Um abraço.

9:36 AM  
Blogger Edgard Freitas disse...

Enquanto Freud explica as coisas o diabo fica dando os toques...

Ei, eu voto SIM. Veja no Caxassa em quê eu voto Sim.

2:38 PM  
Anonymous Anônimo disse...

So, Anyway...
I'm not a news junkie. Never have been, never will be. I know it's probably a bad thing, but I'd rather be watching reruns on the Cartoon Network than Crossfire issues debated on CNN.
Excellent offers are available for both single and multi-room Dish Network Remote Satellite TV systems. Check out my site on Dish Network Remote

11:35 PM  
Anonymous Anônimo disse...

I - Care Insurance Q & A
This Medicare open forum is supported by the Lieutenant Governor's Office on Aging.
Hi, I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my e-commerce related site. It isnt anything special but you may still find something of interest.

11:51 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial