ecce blog

Odiamos blogs. Quer dizer, odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos blogs. Também odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos fotologs. Quer dizer, odiamos fotologs. Mas adoramos rir deles! O "ecce blog" foi criado como uma forma de dar vazão a nossos impulsos criativos. Não há tema fixo. Há, sim, um tema a se evitar fixo. Não faremos disso um diário virtual. Sim, besteira é permitida. Falar mal dos outros também. Vamos ver até onde vai...

sábado, fevereiro 12, 2005

Devaneios: Carta a Albert Einstein.

Ilhéus,12 de fevereiro de 2005


Saudações meu caro Albert!

O motivo desta humilde carta é o centenário da sua conhecida e mal usada “Teoria da Relatividade”. Estou escrevendo para lhe contar as boas novas. Afinal, depois da sua brilhante teoria, tudo que era absoluto tornou-se relativo.
Einstein, pelo meu pífio entendimento você falava sobre a relatividade do binômio tempo-espaço que até então se apresentava como absoluto diante das conclusões newtonianas. Contudo, tenho a impressão de que as pessoas levaram sério demais e relativizaram tudo.
O que eu acho meu bom homem é que a humanidade estava esperando um mote e você, sem sombras de dúvida, ofertou a ela um grande presente.
E quanto a Plank? Einstein. O que você tem a responder sobre a relativização dos referenciais? Admitamos. O homem foi ousado e entendia de caos como ninguém. Gostaria que um dia ele fosse o papa. Mas, isso são divagações bobas de um ilheense Albert e sei que pouco importa.
E a bomba atômica? Calma Albert! Sei que você se arrependeu de tê-la descoberto. Mas, desconfio que há algo benéfico. Enéas, folclórico político do cenário nacional nos cansou de falar sobre a verdade da bomba e para muitos parecia haver algo de racional nos seus argumentos. Albert. Acho que você deveria procurá-lo. Sempre é tempo de rever seus conceitos e afinal tudo é relativo.
Não fui eu que disse isso.

Um grande abraço

Desconhecido que tem a audácia de escrever-te.

10 Comentários:

Blogger Eduardo Gustini Simões disse...

Essa coisa da relativização é complexa. O buraco é bem mais embaixo.
Como são possíveis conceitos absolutos num mundo de 6 bilhões de habitantes? Amor? Respeito? Vida? Porque?
Violência? Ódio? Preconceito? Porque não?
Sempre vai ter um chato pra pensar do outro jeito. E é muito difícil chegar a um argumento realmente sólido sem recorrer à religião ou ao esoterismo.
Os errados têm sua razão. Só não os deixe saberem disso.

8:39 PM  
Blogger Robson Miranda Argolo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:59 PM  
Blogger Robson Miranda Argolo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:01 PM  
Blogger Robson Miranda Argolo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:05 PM  
Blogger Robson Miranda Argolo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:11 PM  
Blogger Robson Miranda Argolo disse...

Eu não disse que conceitos absolutos são bons. Acho que não cabe e nunca coube no nosso mundo.
A outra visão é muito importante. Embora, essa idéia relativizar tudo para tornar válido qualquer coisa é muito perigosa.
A questão é: quando tudo vale nada vale.
O problema é saber quem são os certos?

1:11 PM  
Blogger Eduardo Gustini Simões disse...

Problema insolúvel a meu ver...

3:03 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Creio que a visao de Einstein foi bem mais profunda que a relatividade. Ela veio para dar a ideia de diferenca entre tudo e todos. O que define algo eh o ponto de vista do observador, e ja que todos possuem ideias proprias sobre qualquer coisa, nada pode ser absoluto. Tempo-espaco pode apenas ter sido a maneira cientifica dele expressar sua teoria. Pra mim a relatividade eh apenas o dedo de quem aponta para algo maior, se voces pensarem bem, verao. Quando ha uma diferenca de ideias ou pontos de vista e tentamos argumentar contra, cultivamos o absolutismo. Esquecemos que tudo eh relativo, cada um tem sua bunda, e jeito de ver a bola redonda. 'O tempo passa mais rapido quando jogamos bola do que quando esperamos na fila' O tempo eh uma constante! A diferenca existe! Rodrigo

5:01 AM  
Blogger Eduardo Gustini Simões disse...

Rodrigo, acho que não, viu... A Teoria da Relatividade, por mais que afete toda uma forma de pensar, não foi concebida como um sistema filosófico ou alguma coisa assim. É uma mera conclusão lógica, atingida a partir de cálculos matemáticos. Nada de subjetividade.
É claro que ela nos dá um mote para pensar na relatividade de todas as coisas, mas acho importante diferenciar as coisas, até pelo próprio Einstein. Abração!!!

9:18 PM  
Blogger Robson Miranda Argolo disse...

Eu também concordo com Eduardo. Mesmo que Einstein tenha a idéia da relatividade no campo das ciências humanas,não foi isso que ele quis dizer com a sua "Teoria da Relatividade."

1:47 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial