ecce blog

Odiamos blogs. Quer dizer, odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos blogs. Também odiamos o uso idiota que as pessoas fazem dos fotologs. Quer dizer, odiamos fotologs. Mas adoramos rir deles! O "ecce blog" foi criado como uma forma de dar vazão a nossos impulsos criativos. Não há tema fixo. Há, sim, um tema a se evitar fixo. Não faremos disso um diário virtual. Sim, besteira é permitida. Falar mal dos outros também. Vamos ver até onde vai...

terça-feira, julho 05, 2005

As dez mais

1- "Bater o ganha."
2- "Bateu Lambeu."

Essa expressão surge em meados da década de 90. Ela é um chamamento para uma competição de bolas de gude. É o oposto do "brinca".
3- "Escapuliu, tá contratado."
Ainda dentro do plano da competição das "bolinhas de vidro", essa frase demonstra quão importante é o direito. Exsurge quando o artifício esférico foge da mão de um dos competidores, que logo tenta retomar a sua jogada, quando os adversários o alertam prontamente: "Escapuliu, tá contratado."
4- "Mão Chega."
5- "Descaída."

As duas têm o mesmo significado. Ela é empregada no momento da ardilosa tentativa de um dos participantes do jogo para burlar as regras, aproximando sua mão ou deixando o corpo cair, no intuito de encurtamento da distância de uma gude à outra.
6- "Abalou."
Por fim, mas não esgotando o vasto jargão do mundo da "Gude", temos a folclórica expressão: "Abalou." Ela brota num momento de dúvida, quando alguns imaginam ter havido o grande momento do jogo de gude, o teco, outros dizem que não, mas sim que a esfera abalou o terreno próximo a outra, o que explica seu súbito movimento.
7- "Mandei e aparei"
As únicas pessoas que podem usar tal frase, devem ser exímias empinadoras de pipas. Pois além de cortar a pipa do adversário, a recolhe no próprio ar, não deixando qualquer dúvida sobre sua agilidade com o brinquedo.
8- " A negra."
9- " Dentro."
10- " Dois altos."
Todas são clássicas, são antológicas. Uma outra semelhança entre as três , é a sua finalidade técnica e prática. A primeira é invocada para por fim a um processo duvidoso. A segunda é chamada para dar início à brincadeira, sendo também correlatas dela: o "zerinho" e o "primeiro". Já a terceira, representa um pedido de misericórdia, que incrivelmente é aceito.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

ahahaha. boa, robson. relembrando a infância. mas ficou faltando outras, como o café com leite, por exemplo. e uma introduçãozinha sobre a importância dessas expressões p/ a criançada do fim dos anos 80 e início dos 90 seria bem vinda tb.
abração.

10:33 PM  
Anonymous Anônimo disse...

hahahahahahah

1:39 AM  
Blogger Eduardo Gustini Simões disse...

Hahahahahhahahah!
De inestimável valor histórico essa contribuição...

10:35 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial